Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)

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Programação | Ementa

  • Introdução

    O QUE SIGNIFICA A SIGLA P.B.L.?

  • Aula 1

    COMO ESTRUTURAR A APLICAÇÃO COM GRUPOS

  • Aula 2

    PBL NO CONTEXTO DE UM PROJETO INTEGRADOR

  • Aula 3

    PORQUE PBL?

  • Aula 4

    7 PASSOS PARA A CONDUÇÃO E EXECUÇÃO DO PBL - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

  • Aula 5

    O PULO DO GATO

  • Aula 6

    POR FIM...

Detalhes do curso

Professora Sophia Figueiró

Sophia Gomes Figueiró

A Aprendizagem Baseada em Problemas, ou Problem Based Learning (PBL), tem como propósito fazer com que os estudantes aprendam através da resolução colaborativa de desafios.

Ao explorar soluções dentro de um contexto específico de aprendizado – que pode envolver a utilização de tecnologia e/ou outros recursos – essa metodologia incentiva a habilidade de investigar, refletir e criar novas soluções.
O professor atua como mediador da aprendizagem, provocando e instigando o aluno a buscar as resoluções por si só. Nela, o docente tem o papel facilitar a execução de trabalhos e projetos e oferecer retorno para a reflexão sobre os caminhos tomados para a construção do conhecimento, estimulando a crítica e reflexão dos jovens.
Por sua vez, a aprendizagem baseada em projetos (que também é fundamentada na Aprendizagem baseada em Problemas) exige que os alunos coloquem a mão na massa ao propor que os alunos investiguem como chegar à resolução. Um bom exemplo disso é o movimento maker, “faça você mesmo”, que propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa, trazendo o conceito “aprendendo a fazer”. Outro exemplo é o ensino de empreendedorismo. Se tiver interesse, veja o curso de empreendedorismo para professores, elaborado pela Ensinar.Pro

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